quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Convocatória internacional para dois dias de ações diretas em defesa dos squatters e espaços autônomos

[Este é um apelo à mobilização de pessoas envolvidas com squatters e espaços autônomos para dois dias de ação, em 18 e 19 de setembro de 2009, focando a questão da habitação e a criação de mais espaços autônomos, nestes tempos de "crise".]
Enquanto a economia global fica moribunda, uma série de grandes projetos de desenvolvimento capitalista, como a construção de apartamentos de luxo e complexos comerciais, que estavam ameaçando as nossas casas e bairros, são colocados em stand-by.
Mas, ao mesmo tempo, este novo ciclo de "crise" do capitalismo, gera milhares de desempregados, sufocados por dívidas e sob um risco iminente de serem expulsos de suas casas. Em vez de abrigar os pobres, em muitos espaços vazios ou cancelar as suas dívidas, os governos socorrem os bancos para salvar este sistema podre e reprimir aqueles que resistem.
Enquanto resistência ficamos na defensiva por muito tempo, e é a hora de conduzir a luta, atacando o capitalismo onde ele está frágil e quebrando as correntes, para ocupar casas e criar espaços em que podemos rejeitar relações de mercado, partilhando conhecimentos adquiridos através da luta, numa dinâmica ofensiva.
De Dijon a Berlim, em dezenas de locais onde as atividades ocorreram em defesa dos squatters e espaços autônomos, em abril de 2008, novos grupos foram formados, as redes têm se intensificado, mais e mais pessoas estão envolvidas em lutas.
Enquanto movimento, acreditamos que o poder e a dominação devem ser combatidos de várias maneiras - apelamos a ações descentralizadas, coordenadas e de confronto em 18 e 19 de setembro de 2009.
Organizemos a nossa revolta!
Ocupemos, resistamos, criemos!
Apelo lançado após o encontro inter-squatter britânico que teve lugar em Bristol, nos dias 14 e 15 março de 2009.
http://squatmeet09.wordpress.com/
[Portugal] Organiza a tua Raiva! Tour - Okupa! Resiste! Cria!
Se há bandas como nós, é porque há espaços como este, onde a arte pode fluir livremente, sem preocupações de rentabilização. [...]
Se há espírito crítico no mundo, é porque há espaços como este, com as pessoas que os animam e freqüentam a não quererem ser meros espectadores passivos da exploração da grande maioria dos seres humanos e da destruição de todo o planeta.
Se há esperança de que tudo ainda é possível, é porque há espaços como este em que a lógica dominante se subverte, o objetivo do lucro desaparece, a autoridade se suicida, a propriedade se torna pública e a competição é substituída pela camaradagem e a cooperação.
E se há coisa de que os poderosos têm medo é de espaços como este, onde germinam e se reproduzem sementes de revolta e liberdade, treinos práticos dum mundo já transformado.
É por tudo isto que, respondendo ao apelo para um Squatter Meet 2009, não podemos deixar de demonstrar todo o nosso carinho, respeito e apoio a todos os squatters e espaços autônomos.
Concertos nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro de 2009, nos espaços: Casa Viva, Killakancra, Club Aljustrense e C.S. Mouraria; com as bandas: Lost Gorbachevs, Anarco-Satanic Jazz (Porto, Portugal), Trashbaile, Punk Rural dos anos 80 (Porto, Portugal) e Siervos de Nadie, Punk (Gondomar, Galiza, Espanha).
Tradução > Liberdade à Solta
agência de notícias anarquistas-ana