terça-feira, 26 de abril de 2011

"Mão estendida ax companheirx, Punho fechado ax inimigo!"


 Escrevo a vocês de um dos lugares mais terríveis dos centros de extermínio chileno, o hospital penitenciário.
 É bastante difícil descrever as atrocidades deste lugar. Supostamente, para o cuidado da integridade física psicológica, xs carcereirxs requereram minha hospitalização neste lugar, já que pelos eventos festivos da “páscoa” não haveriam médicos no centro penitenciário feminino.
 Com uma custódia permanente (de 24h) literalmente aos pés da cama, os dias passam excessivamente lentos. Vejo passar tuberculosxs, doentes psiquiátricxs, muitíssimxs autoflageladxs, etc... de todas as penitenciárias de Santiago.
 O ódio deixa minha cabeça em pé, nenhum carcereirx (seja de branco ou de verde) me submeterá nem minimamente.
 Ainda que para muitxs existam coisas que não se agradecem... meu peito antiautoritário se levanta cheio de orgulho e agradecimento diante dxs dignxs guerreirxs que criam e destrõem com seus gestos solidários em muitos cantos, por todo o mundo.
 Por mais cadeados e correntes, muros e olhos vigilantes o objetivo não mudou: a destruição de toda forma de dominação!
 Sem ter a certeza de que leiam estas linhas, irmãos e irmãs que voam alto, muito alto, longe das câmaras e uniformes... sua fuga é o alimento para o coração.
 Um forte abraço à todas e todos os irredutíveis ao redor do mundo, em especial aos companheirxs das Células de Fogo que estão demonstrando que a solidariedade é uma arma.

Ontem, hoje e sempre... nem deus nem mestre.
À rua xs presxs do caso bombas detidxs no 14 de agosto!
Em greve de fome desde 21 de Fevereiro.

Mónika Caballero – Prisioneira Política Anarquista – Hospital Penitenciário, Santiasco/$hile

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Urgente! SE RADICALIZA A GREVE DE FOME / PRESOS POLÍTICOS "CASO BOMBAS"

[CHILE] 58 DIAS dias de GREVE de FOME!!!! SE RADICALIZA LA HUELGA DE HAMBRE / PRESOS POLÍTICOS "CASO BOMBAS"

Durante o dia de hoje, terça-feira 19 de abril, as e os presos da montagem política "caso bombas" em seu 58º dia de mobilização decidiram RADICALIZAR sua GREVE DE FOME, excluindo de sua dieta todo tipo de líquidos e sais hidratantes, a exceção de água, para implementação imediata do seu pedido:

- LIBERDADE IMEDIATA
- NÃO AO PROCESSO PELA LEI ANTITERRORISTA
- MUDANÇA DA MEDIDA CAUTELAR AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS (FIM DA PRISÃO PREVENTIVA)
- FIM DA LEI ANTITERRORISTA E SUAS TESTEMUNHAS "SEM ROSTO"
- FIM DO ART. 7 INCISO 19 DA CONSTITUIÇÃO (VOTO UNÂNIME PARA CONSEGUIR A LIBERDADE CONDICIONAL)
- REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS CARCERÁRIOS


Dentro do mesmo precisam e exigem:

- APRESENTAÇÃO DE UM PROEJTO DE MODIFICAÇÃO DA LEI ANTITERRORISTA 18.340 QUE INFLUENCIE
DIRETAMENTE EM SEU PROCESSO E QUE INCLUA LOS SEGUINTES PONTOS:
* FIM DAS TESTEMUNHAS ENCOBERTAS
* MODIFICAÇÃO DO ART. 7 INCISO 19 DA CONSTITUIÇÃO REFERIDO AO VOTO UNÂNIME DA CORTE DE

APELAÇÕES PARA CONSEGUIR A MUDANÇA DE MEDIDA CAUTELAR DE PRISÃO PREVENTIVA A LIBERDADE CONDICIONAL

* CAPACIDADE DE TRIPLICAR AS PENAS.

Ao mesmo tempo exigem a presença imediata do Arcebispo de Santiago Ricardo Ezzati nos penais onde se encontram sequestrados, conformação de uma mesa de trabalho para a modificação da lei Antiterrorista com resultados até o dia 27 de abril; dia em que se não se chegar a um acordo se assumirá uma GREVE DE FOME DE CARÁTER SECO.

ROGAMOS DIFUNDIR E APOIAR....
OS/AS COMPANHEIROS/AS RADICALIZARAM SUA LUTA!!!!
O QUE ESTAMOS ESPERANDO???

Mais informações:


http://libertadalos14a.blogspot.com/
http://solidaridadporlxspresxs.blogspot.com/
http://anticarceraria.blogspot.com/ (português)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semana de Agitação e Propaganda pela Liberdade



Do 14 ao 21 de Abril

Fim à prisão dxs imputadxs da montagem "caso bombas" detidxs no 14 de Agosto de 2010

ABAIXO OS MUROS DAS PRISÕES!

Que o medo não destrua a solidariedade
Que a solidariedade destrua o confinamento!

Comunicado dos companheirxs em greve de fome desde a seção de segurança máxima

Comunicado de Greve de Fome:
Ao se cumprir 45 dias de nossa mobilização com características de Greve de Fome contra a absurda montagem repressiva, criado e legitimado pelo ministério público e ministério do interior, como também pelo fim da lei antiterrorista, instrumento jurídico utilizado para perseguir e aniquilar a todxs xs que organizam o descontentamento social; podemos manifestar que nossos corpos começam a evidenciar mudanças notórias, como por exemplo:
-Queda de peso médio entre 11 e 13 kilos.
-Alteração de sinais vitais (pressão alta).
-Cãimbra.
-Arritmias cardiacas.
-Cefaléias prolongadas por longos períodos de tempo.
-Secura na pele.
-Dores musculares e de articulações.
-Enjôos.
-Cansaço físico.

É um fato que com o passar das semanas os problemas físicos vão aumentar, mas somos conscientes do trascendental desta luta com o anseio de pisar novamente as ruas. Por isso a greve de fome foi assumida indefinidamente.

Reconhecemos que nesta ação, que pouco a pouco, trascende as grades e as fronteiras, não só está em jogo acabar com as pretensões do estado, na figura do fiscal peña, de nos manter seqüestrados por longos anos no interior de suas sinistras masmorras, mas também pretende deixar alerta a todxs xs organizadorxs pela libertação dos povos, axs antiautoritárixs e anarquistas, a estudantes e trabalhadores enfrentados aos modelos de dominação por melhoras em seus direitos, que a campanha de terror, política e comunicacional vai continuar de forma escancarada e sem ética  contra toda resistência ao sistema de exploração e depredação capitalista; y as armas a ser  utilizadas pelo estado de direito serão as mentiras policiais (evidências) e a lei antiterrorista.

Com nossa detenção o poder sentenciou uma mensagem descarada para promover o amedrontamento naqueles que duvidam em seus compromissos de apoio mútuo, como também, debilitar os projetos de emancipação. É a mesma casa da moeda que na segunda-feira 4 de abril mostrou o terrorista Peña e seus seguidores ao assistir com toda a parafernália da mídia, da qual é o ator principal, ao mal da justiça com o objeto de entregar segundo ele “numerosas provas em 600 folhas que permitem continuar com o processo condenatório. São mais de 7000 evidências, 800 testemunhas (quatro delxs sem rosto), todas provas contundentes para creditar a existência de uma associação ilícita terrorista”, que pelo visto só existe na cabeça torta do fiscal. Inclusive, este personagem se deu o luxo de manifestar que com isto “encerram-se 5 anos de investigação”. Resultam surpreendentes estas afirmações quando estamos sendo acusados da colocação de 29 dos mais de 120 bombas que já foram colocadas no país.

Seu espetáculo, suas penas do inferno que vão desde 10 anos à prisão perpétua, já não nos surpreendem, nem amedrontam, estamos conscientes de que até agora este tem sido um julgamento político no qual diversos poderes fácticos permitiram e justificam todo este show, elaborado poucas semanas depois de destituido o promotor Javier Armendáriz, quem com as mesmas provas e evidências jamais pôde comprovar nenhum ilícito.

Temos a esperança de que toda esta farsa virá por água abaixo graças a nossa defesa e principalmente como produto do compromisso solidário de todxs aqueles que não se deixam amedrontar com o fustigamento policial, que fazem da rua um espaço concreto para tensionar axs indivíduxs para se contagiar por recuperar a memória da luta. Esta intenção comprometida deve nos ajudar a acordar, potenciar e multiplicar as redes de apoio necessárias para enfrentar o atual momento.

Nossas forças e ânimo estão firmes. Cada ação de protesto, marcha, motim, ocupação de embaixada, declaração pública diante de nossa reivindicação de liberdade imediata e o que demonstra um compromisso fraterno com a greve de fome é um alimento estimulante para seguir adiante em nosso objetivo. Nada nos amedronta. Somente queremos pisar logo as ruas, orgulhosos de nossa história.

SOLIDARIEDADE CONSCIENTE E COMPROMETIDA COM A GREVE DE FOME!!
FIM AO ESTADO TERRORISTA!!
ATÉ DESTRUIR TODAS AS GAIOLAS!!

Prisioneirxs imputadxs do tal caso bombas. Módulo de Segurança Máxima, Santiago 5 de Abril de 2011

Sobre o ocorrido na audiência da quinta-feira 7 de Abril + Informação sobre o estado de saúde das companheiras

A audiência da quinta-feira 7 de Abril tinha por objetivo conseguir a transferência dxs companheirxs desde o módulo de segurança máxima (lugar no que se encontram desde o 14 de agosto, com um regime decastigo que os mantêm presxs sozinhxs, isoladxs durante 22 horas diárias em celas de 2 por 3 metros, no qual tem restrição em suas visitas que podem ser apenas parentes diretos e seus/suas companheirxs, duramte 3 horas por semana e sem direito a visita íntima) rumo ao módulo de alta segurança dentro da mesma unidade especial de alta segurança.

Este requerimento por parte dxs 8 companheirxs em greve de fome alí recluídxs, que consta inclusive no seu petitório de mobilização, foi atingido. Eles serão transferidxs no máximo em 48 horas rumo as dependências da seção de alta segurança mais conhecida como a C.A.S.

Se bem estamos conscientes de que este fato é apenas um paliativo a sua condição de seqüestrados pelo estado terrorista, é também um passo a frente nas exigências de sua mobilização no que diz respeito aos direitos carcerários.
Por outro lado, ficamos sabendo que Andrea e Monica já sairam do hospital penitenciário rumo as dependências do centro penitenciario feminino, no qual vai se desenvolver com normalidade sua visita na qual esperamos mais e melhor informação a respeito de seu delicado estado de saúde.
 LIBERDADE IMEDIATA AXS SEQUESTRADXS DA MONTAGEM “CASO BOMBAS” EM SEU DIA 46 DE GREVE DE FOME

Comunicado dxs companheirxs presxs em greve de fome

A TODXS XS INDÓCEIS EM CADA CANTO DO GLOBO

Já são quase 8 meses que as forças da ordem prenderam nossos corpos, o estado desempoeirou todas suas marionetes e brinquedos para uma nova onda repressiva. Os 5 anos de investigação as mais de 100 bombas manifestavam “resultados concretos”.
E “caso bombas” é um julgamento político no que podería caber qualquer dissidente do capital, casos similares tem se repetido em outros territórios, as garras do panótico continua levando consigo seres a seus mórbidos FAUCES, uma medida exemplificadora para todxs aquel/e que tente tão só questionar a apaziguada ordem cidadã.
Para xs que estamos atrás das grades nossas ferramentas são escassas, por isso desde o 21 defevereiro iniciamos uma greve de fome líquida indefinida, exigindo como primeiro ponto a absolução desta montagem jurídico, policial, comunicacional e a tão ansiada saída às ruas.
Qualquer letra neste comunicado não tería nenhum sentido se não se traduzisse em ações. A solidariedade em um exercício que rompe com as lógicas da dominação, uma arma belíssima que pode ser usada de inúmeras formas. É por isso que fazemos um chamado de solidariedade em todas as localidades, territórios e espaços onde continuem as mentes inquietas, numa jornada de agitação e propaganda desde o dia 14 de abril até o 21 do mesmo mês pelo fim da prisão dxs imputadxs do “caso bombas” detidxs no 14 de agosto de 2010.
ABAIXO OS MUROS DAS PRISÕES
LIBERDADE AXS PRESXS DO CASO BOMBAS EM GREVE DE FOME

- PRESXS DO CASO BOMBAS DETIDXS NO CENTRO PENITENCIARIO FEMININO E NA UNIDADE ESPECIAL DE ALTA SEGURANÇA DO CÁRCERE DE ALTA SEGURANÇA DE SANTIAGO

Imagens da tortura vivida na marcha solidária de quarta-feira + informações sobre xs detidxs





Xs doze companheirxs sequestrados ontem foram postxs em “liberdade”. Nove delxs sairam da delegacia ao redor das 4:45 da manhã, enquanto, lá fora, um grupo de companheiros e companheiras xs aguardavam. Xs outrxs três restantes, que acabaram sendo xs que mais apanharam e naquele momento deveriam estar em calabouços separadxs do resto, acho que devem ter passado a um controle de detenção, de manhã, por supostas agressões à polícia, mas já estão nas ruas.
Porém, estas 3 pessoas ficaram com um processo nas costas e um prazo investigativo de 3 meses, além das medidas cautelares de permanecer no país e se apresentar diante das autoridades uma vez por mês. 
Uma saudação a todxs xs que estiveram preocupadxs pela situação dxs companheirxs e contribuiram com comida e agasalho na espera por vê-lxs nas ruas.











Terrorismo de Estado ordena reprimir a través de BRUTALIDADE POLICIAL a marcha solidária da quarta-feira

Postagem de quarta-feira 6 de Abril

Hoje, quarta feira 6 de abril se cumpriram 45 dias de GREVE DE FOME pelxs presxs da montagem “caso bombas” exigindo:


-LIBERDADE IMEDIATA
-NÃO AO PROCESSAMENTO PELA LEI ANTITERRORISTA
-MUDANÇA DE MEDIDA CAUTELAR COM XS COMPANHEIRXS (FIM À PRISÃO PREVENTIVA)
-FIM À LEI ANTITERRORISTA E A SUAS TESTEMUNHAS “SEM ROSTO”
-FIM AO ARTIGO. 7 INCISO 19 DA CONSTITUIÇÃO (VOTO DE UNANIMIDADE PARA CONSEGUIR A LIBERDADE CONDICIONAL
-REIVINDICAÇÃO DE DIRETOS CARCERÁRIOS
Lamentávelmente as condições de saúde das companheiras Andrea Urzua e Monica Caballero tem piorado, na visita dxs advogadxs de hoje elas precisaram de cadeira de rodas para ser deslocadas.
No transcurso da tarde soubemos que sua condição deve ter piorado porque foram transferidas ao hospital penitenciário. Ainda não temos certeza de seu real estado, nem maiores informações de sua evolução já que não nos é permitido visitá-las.
DENUNCIAMOS

Toda quarta-feira fazemos uma marcha solidária partindo de Arturo Prat/Alameda, andando pelas ruas Alonso de Ovalle e Santa Rosa enquanto distribuiamos propaganda, líamos o último comunicado dos companheirxs desde a seção de segurança máxima, estavamos propagando informações sobre sua situação gritando pela liberdade dxs companheirxs e denunciando a montagem que xs mantêm atrás das grades.
No momento de atravessar a Alameda rumo a rua Mc. Iver fomos BRUTALMENTE REPRIMIDXS pelo pessoal de forças especiais de carabineros, que se jogaram sobre nós, correndo e com suas armas distribuindo pauladas por onde quer.
Enfatizamos o EXAGERADO acionar de carabineros, que detiveram pessoas sem nenhum motivo e espancaram outras de forma impune, tentando tirar dos manifestantes suas faixas, propaganda, megafone, bicicletas, etc, por meio da VIOLÊNCIA E DO ABUSO DE PODER que lhes outorga um ridículo uniforme que os faz sentir donos da rua e capazes de pisar encima daqueles que decidem levantar suas vozes e se manifestar. Seus métodos abusivos chegaram ao ponto de aljemar pessoas nas grades da biblioteca nacional, empurrar, pisar, arrastar pelo chão e bater com seus ferros a pessoas idosas.
Uma vez violentados na rua Mc. Iver algumas pessoas nos reunimos na porta da primeira delegacia para pedir informação sobre xs que foram detidxs. Neste lugar permanecimos umas 20 ou 30 pessoas, sobre a calçada norte da rua Santo Domingo até que o pessoal de forças especiais chegou e sem medir palavras se jogaram encima de nós, nos batendo com seus escudos, nos dando murros e chutes além de utilizar armas(lumas).
 DENUNCIAMOS O TERRORISMO POLICIAL com que fomos reprimidos, enfatizamos que estavamos reunidxs livremente na calçada, e que foram policiais de forças especiais os que sem precisar de nenhuma desculpa nos bateu até o ponto de deixar uma companheira inconsciente devido a um chute em seu estômago; rasgaram-lhe as roupas, reduziram-no embaixo do ônibus de forças especiais e enforcar outro companheiro enquanto tentavam levá-lo em detenção. Neste lugar foram colocados no carro policial através do uso de EXTREMA VIOLÊNCIA 10 pessoas.
DENUNCIAMOS A EXHIBIÇÃO DE ARMAMAMENTO DE GUERRA por parte da polícia de forças especiais, a tal ponto que na hora da correria, cairam balas no chão das ruas.
Logo após essa GRANDE SURRA fomos espantadxs da parte exterior da delegacia e pelo visto xs detentxs foram transferidxs à 3 delegacia, da qual temos antecedentes, sabemos que seu pessoal é igualmente (ou pior) ABUSADXS E ESPANCADORXS.
Ao ser meia-noite ainda não temos informação certeira do estado dxs detidxs, apenas sabemos que sua detenção realizou-se no PIOR CENÁRIO DE TERRORISMO POLICIAL.
Através da surra pretendem semear o medo, mas o fogo solidário não se apaga com tanta facilidade, FORÇA E SOLIDARIEDADE PARA XS DETIDXS NA MARCHA SOLIDÁRIA E LIBERDADE PARA XS PRESXS EM GREVE DE FOME DA MONTAGEM “CASO BOMBAS”
Por favor, difundir e incrementar esta informação e acrescentar imagens.
GRATXS!
























Carta (aberta) ao Fiscal Alejandro Peña

Uma carta pode ser uma rebelião contra a injustiça, e acredite, esta é a ideia desta carta.
      O  que eu queria dizer finalmente é que, se queremos minimamente, traçar uma história na qual o desígnio da injustiça não seja uma rota obrigatória, devemos aceitar que toda a sociedade esteja habitada por espíritos livres e empenhada para para empurrar a história pelo caminho da liberdade e da dignidade. E, ainda que não seja a única, viver em rebeldia é também uma forma de viver.
     O senhor está na ponta oposta dessa forma de viver.
     
Toda sociedade tem um bufão puxa-saco na corte e, acredite, temos a certeza de que o senhor - e outros acusadores em casos Mapuche- encarnam ao "Fiscal Torres de nossos tempos".

     O senhor assume práticas afiadas, baseado em apenas uma justiça: a da mentira, da delação premiada, a das provas forçadas, a da suja e injustificada imaginação delirante, a da repressão inclusive direcionada para crianças para amedrontar.
     Não posso entender a reviravolta na sua alma. O senhor foi estudante de uma instituição focada no âmbito dos direitos humanos, o CODEPU. Foi sua passagem pelo CODEPU uma espionagem planificada?, Até onde foi a sua sensibilidade, depois de haver conhecido, de primeira mão, as aberrações da ditadura?. O senhor hoje praticou essas aberrações nas invasões e nas detenções das pessoas que vocês vincularam gratuitamente com o midiático "caso bombas".
     Conhecemos desde os governos da “Concertación”, a obsessiva compulsão por apresentar um país "branco", um "paraíso para os investimentos estrangeiros" , "aonde as instituições funcionam" e “os negócios são um sucesso". Tudo isso -desgraçadamente- construído com repressão, sem economizar em jogos e montagens sujos como ferramentas para modelas e uniformizar mentes. O que há de concreto é que esses jogos e montagens provocam raiva, provocam indignação - ética e, longe de calar as vozes dissidentes, põe em alerta os espíritos que no aceitam aos desígnios e a camisa de força do mercado.
       Citando humildemente à Clotario Blest, não me assusta nem minimamente se esta carta me provocar danos pessoais, e, ainda que estou longe de sonhar com isso, prefiro a prisão política ao silêncio.
    Saiba o senhor que a cada dia se somam mais pessoas conscientes da realidade da prisão política no Chile atual, dispostos a fazer suas pequenas rebeliões para desmascarar a brutalidade do sistema.
     Diferente de você, vivemos a alegria de não termos preço!

Claudio Escobar Cáceres
Engenheiro Civil Eléctrico - Professor de Estado em Matemáticas
Liberdade aos(as) Presos(as) Políticos(as) do 14 de Agosto!
Liberdade aos Presos Políticos Mapuche!