Chamado público à Semana de Agitação e Propaganda pela Liberdade dxs Detidxs em 14 de Agosto.
Agrupação de Amigos e Familiares pela Liberdade dxs Detidxs em 14 de Agosto.
Chile, Outubro de 2010.
O que atualmente está fazendo o Estado chileno é castigar nossos amigos e familiares inventando que eles/as seriam parte de uma associação ilícita terrorista que colocou artefatos explosivos. Entretanto, eles hoje não se encontram presos porque foi possível demonstrar sua participação em algum fato dos que são acusados, e sim porque eles representam ideias e experiências de luta contra os interesses dos poderosos. Se trata de uma perseguição política por parte do Estado chileno a quem expressa em sua vida, ideias e práticas de liberdade. Em meio este show repressivo, a Lei Antiterrorista tem jogado um papel fundamental, otorgando amplas faculdades ao fiscal Peña para acusar nossos companheiros com provas absurdas que tem feito rir inclusive delegados presentes nas audiências.
Como Agrupação de Amigos e Familiares pela Liberdade dos Detidos em 14 de Agosto, acreditamos que esta jogada repressiva é marcada dentro de um contexto maior de repressão por parte do Estado chileno – com a direita hoje no poder – em direção a toda forma de descontento, mobilização social e protestos que se levantem contra os interesses dos poderosos. Hoje são nossos seres queridos ligados a ideias antiautoritárias, anarquistas e anticapitalistas que estão sendo castigados com esta lei antiterrorista criada por Pinochet, assim como também estão fazendo com os Mapuche no sul, mas amanhã poderá ser qualquer um de nós que proteste ou se manifeste por melhores condições de vida ou contra as desigualdades do sistema. Qualquer um pode ser o novo objetivo do castigo do Estado chileno que levanta shows midiáticos e montagens repressivas, aplica a lei Antiterrorista e acusa com provas falsas e sem sentido.
É por isso que diante da necessidade de que nossos amigos e familiares estejam na rua desfrutando da companhia e carinho de seus próximos, e com o claro objetivo de romper o cerco midiático de desinformação e criminalização que pesa sobre sua situação, é que como Agrupação de Amigos e Familiares pela Liberdade dos Detidos em 14 de Agosto convocamos a todas individualidades conscientes, organizações populares, coletivos e grupos de afinidade do Chile e do mundo a uma Semana de Agitação e Propaganda pela Liberdade dos Detidos em 14 de Agosto, do dia 11 de outubro até domingo 17, do mesmo mês. Nosso chamado é para expressar a solidaridade das mais diversas formas.
Quinta-feira 14 de Outubro, 19hrs: Marcha saindo da Plaza de Armas, centro de Santiago
Sexta-feira 15 de Outubro, 12hrs.: Mitin informativo fora do Centro Penitenciario Femenino (ex COF) localizado em Vicuña Mackenna entre as estações Pedrero e San Joaquín.
Domingo 17 de Outubro, 13hrs.: Atividade barrial de denúncia e solidariedade na Plaza Yungay (Santiago Centro). Com comida comunitária, Tinku, música e murais.
Agradecemos a todos e todas pela difusão e apoio para este chamado de solidariedade.
Porque a associação ilícita terrorista só existe na mente do fiscal Peña e na boca da mídia.
Abaixo as montagens do Estado Terrorista!
Solidariedade e Liberdade para xs detidxs em 14 de Agosto
Agrupação de Amigos e Familiares pela Liberdade dos Detidos em 14 de Agosto.
Chile, Outubro de 2010