terça-feira, 31 de agosto de 2010

Embaixador chileno no México foi ameaçado de morte por causa das detenções no caso bombas


O embaixador do Chile no México, Germán Guerrero, foi ameaçado de morte por desconhecidos que o advertiram, em dois e-mails, que o matariam se não forem liberados os anarquistas detidos em Santiago em 14 de agosto, revelou à agência EFE uma fonte policial.

As mensagens foram recebidas em 24 de agosto, às 20:45 no horário local, e assinadas com “Células Autônomas de Revolução Imediata”, precisou a fonte.

A fonte confirmou ainda à agência EFE que na passada quarta-feira foram recebidos outros dois e-mails ameaçadores na embaixada do México no Chile.

Os autores das mensagens de quarta-feira à embaixada mexicana ameaçavam com “fazer voar” a sede diplomática “se não libertarem os nossos contatos no Chile”.

“Se em fevereiro (a embaixada) já ficou semi-destruída desta vez destruí-la-emos completamente”, dizia um dos e-mails em alusão a um ataque com pedras e paus que no passado dia 11 de fevereiro sofreu a delegação diplomática e que ocasionou vários danos.

Os e-mails advertiam também para que alguns funcionários da delegação tivessem cuidado com os seus familiares no México e recordava-lhes que nesse país “funciona o crime organizado”.

A Polícia de Investigações (PDI) está realizando perícias aos correios eletrônicos e investiga os antecedentes técnicos das contas de que foram originários, com o objetivo de chegar aos autores.

Os primeiros antecedentes apontam para que as mensagens eletrônicas tenham a sua origem no México.

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

bambu quase quieto,
voltado para o poente,
filtra a luz da tarde.

Alaor Chaves