domingo, 13 de março de 2011

A LIBERDADE É O CRIME QUE PERSEGUEM



COMUNICADO N°3 DE GREVE DE FOME

A cada dia que neste premiante claustro revisamos as "provas" que se apresentam nos mais de 50 tomos da pasta de investigação do "caso bombas", mais razões e força encontramos para continuar com nossa firme convicção de manter nossa greve de fome que começamos no 21 de fevereiro para conseguir nossa tão almejada liberdade.

São 5 anos de monitoração, perseguições e locais fixos de vigilância onde ficaram impressos todos e cada um de nossos movimentos. Espionagem a cargo de centos de funcionários formados em várias equipes de elite da Polícia de Investigações e Carabineros, coordenados pela Agência Nacional de Inteligência, os que acumularam 60.000 grampos telefônicos (1), onde nossa privacidade nunca foi importante. Tudo dirigido por uma equipe de fiscais com dedicação exclusiva, que pediram assessoria a especialistas italianos em grupos antisistêmicos e solicitaram ajuda até mesmo ao FBI para desarticular a dissidência.

Quais são as irrefutáveis provas que todo esta gigante aparelhagem repressiva esgrime para nos inculpar? Só como uma amostra, não para nos extender vamos exemplificar com:

1. Uma foto de Felipe Guerra onde se vê ao jovem escrevendo seu apelido e desenhando uma bomba tipo ACME na beira do mar.

2. Uma conversação telefônica entre Rodolfo Retamales e a mãe de seu filho, onde perguntava a ela se tinha alimentado o gato e se seu filho continuava dormindo. Isto, de acordo com a fiscalia é a prova de que estavam comunicando-se "em código".

3. Um esquema de planificação encontrado no computador de camilo Pérez tamayo, com objetivos específicos e transversais, materiais a utilizar, etc. Estas planificações pedagogicas são requisito em todas as escolas para organizar o ano escolar e atingir os conteúdos mínimos obrigatórios de ensino. De acordo com os fiscais isso sería o "plano criminoso" da organização, nunca mencionaram que o imputado estudou Pedagogia Básica na Universidade.

4. 44 imagens georeferenciais de atentados ocorridos nos últimos anos. Segundo a fiscalia essa "prova" demonstraria a altíssima tecnologia usada na preparação dos ataques. O que se "esqueceram" de mencionar na formalização é que estes arquivos não foram criados por nenhum imputado, mas por designers do jornal La Tercera e foram baixados de seu site na internet.

Como os leitores podem ter percebido, nenhuma das "provas científicas" nos situa no lugar de nenhum atentado, não tem filmagens, nem digitais, nem mostras de DNA, não há químicos nem materiais para fazer artefatos explosivos em nossas casas invadidas e vasculhadas no 14 de Agosto, nenhuma das provas é categórica, apenas suposições e sonhos de um fiscal desesperado por fama e glória que nos tem presxs faz mais de 200 dias sem nenhuma prova concreta.

Somos acusadxs de associação ilícita (formação de quadrilha) terrorista somente por viver e visitar casas okupas e bibliotecas libertárias. O que tentam é ilegalizar a amizade e criminalizar os afetos entre indivíduos que tem idéias emancipadoras similares e dos quais, pelo menos a metade, NÃO se conheciam antes da formalização.

Se bem não se demonstrou nossa responsabilidade nos ataques, o governo nos condenou faz tempo. O ministro de interior Hinzpeter vem pedindo reiteradamente resultados ao Fiscal Nacional, que cedeu a suas pressões e mudou o antigo fiscal para colocar em seu lugar ao fiscal Peña que em tão somente 58 dias e com as mesmas "provas" que o fiscal anterior "resolve" o intrincado caso, enquanto risoño e satisfeito, o Presidente do Chile Sebastián Piñera declara: “Me apraz que nossas forças de ordem e segurança tenham conseguido capturar a um bando que agia como uma associação ilícita para colocar bombas e aterrorizar a população"(2). Em qualquer lugar do planeta estas palavras denotam que não existem garantias judiciais neste caso. Mas desde que o governo asseguram ridículamente que estas palavras não são uma pressão para os juízes e que "teremos um julgamento justo”(¿!).

Obviamente este caso tem vários sinais; o primeiro é que pretendem vender à cidadania a imagem e que a investigação está avançando e que os numerosos recursos esbanjados en controle e vigilância não foram desperdiçados. E o segundo sinal é que para todo aquele que seja dissidente, individual ou coletivamente, que entenda que será perseguido sem piedade pelas autoridades.

O poder tenta fazer dos atentados a instituições e símbolos do capitalismo uma "pequena Bagdá", argumentando que "aterrorizam à sociedade". Nada mais distante da realidade! Não existe nenhum atentado contra as pessoas nem ataques indiscriminados contra a população. Não conhecemos a sujeito algum que tenha temor ao sair a rua por medo a ser ferido por uma bomba.

Por isso sabemos que a ley antiterrorista é improcedente. Essa funesta lei que tem entre suas atribuições os mundialmente reprovados testemunhas sem rosto, a triplicação das condenas, e diante de uma apelação a unanimidade da decisão dos juízes para sair em liberdade, quando normalmente é com uma maioria simples.

Não consideramos necessário extender este comunicado. Pensamos que ficou claro a debilidade das provas com as que estamos sendo acusadxs, porque desde o começo do "caso bombas" tem sido um castelo de cartas que tem caindo aos pedaços.

Saudamos afeituosamente a todxs xs que tem nos apoiado nestes 7 meses de confinamento e a todxs xs que solidarizam e divulgam nossa greve de fome. para elxs todo nosso carinho e nossa força.

Seguimos exigindo:
1. LIBERDADE IMEDIATA.
2. FIM A ESTA FARSA JURIDICO-POLICIAL.
3. FIM AO PRAZO DE INVESTIGAÇÃO E JULGAMENTO IMEDIATO.
4. NÃO AO PROCESSAMENTO PELA LEY ANTITERRORISTA, ABOLIÇÃO DESTA LEI DITATORIAL.

Santiago, 10 de Março 2011, a 17 días de iniciada a greve de fome.

Notas:
(1): Diario El Mercurio, 15 de Agosto 2010
(2): Diario La Tercera, 16 de Agosto 2010