quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Comunicado Andrea Urzúa


Terça-feira 24 de Agosto de 2010

KOMPANHEIRXS, AMIGXS IRMXS, FAMÍLIA:

Passou-se uma semana desde o show jornalístico do agressor de mulheres, o honorável fiscal Peña. Foram dias duros, longe de minha família, vendo pela televisao um espetákulo tipo filme de ciencia ficçao, legalizadas por meio de audiências o único que demonstraram é o pouco eficiente, o irrisório, o pouco crível que é a justiça dos rikos. Tudo começou no Sábado 14 de Agosto, às 06:50 AM. Enquanto dormia junto a meu companheiro e minha pekena filha, sentí um estrondo que me fez pensar que era um terremoto, mas nao, eram os agentes do GOPE e…ke invadiram e vasculharam o lugar onde habito, tudo muito violento, enquanto espancavam, reduzíam e colocavam algemas no meu companheiro, a minha pekena e a mim nos apontavam com uma arma. Eram muitos gritos, desesperados nos diziam "trankilos, kooperem..., nao se mexam, nao falem...levem isto numa boa”…nesses longos segundos pensei que esses dementes me matariam com a minha pekena nos meus braços… nao estava entendendo nada do que estava rolando.... exigimos que se calmassem, que nos entregassem um mandato judicial, perguntavamos kuais eram as acusaçoes…? Nao havia razao para tanta parafernália... exigimos que baixassem as armas, ke levassem em consideraçao que estava minha bebê... tentamos, mesmo reduzidxs, ke se kalmassem e ke nos explikassem o ke estava rolando… aparece um polícia, assim todos os outros, armado até os dentes, perguntando meu nome, disse kua era e kolokou kara de satisfaçao os lugares onde kostumo andar, pois eu os tinha visto, eram muito evidentes... faz aproximadamente 2 meses chegou um RP perguntando por mim na casa de meus sogrxs, lugar onde moro, kom a deskulpa de ke eu era “vítima de VIF”, kom isso fikou klaro que a hostilizaçao de anos nao akabava, essa estranha visita foi somente para konfirmar meu domicílio. Nao kero fazer o papel de vítima, mas nada explika a violência, apontar kom uma arma a uma pekena de kuase 11 meses de vida, esse ato é para dizer o mínimo, desprezível, sem nenhuma justifikaçao.

Perto das 07:45 AM. entra o Kapitao..., o ke estava responsável pela invasao e da detençao, aí foi ke as koisas se kalmaram um pouko… os policiais, kom seus trajes brancos se trancaram no dormitório onde durmo com minha família (dormitório que da mesma forma que o resto da kasa já foi invadido mais de seis vezes) levaram livros, o PC, nossos telefones e um monte e coisas que sinceramente nao sei qual vai ser a funçao que vai kumprir na "OPERAÇAO SALAMANDRA".

Enkuanto revistavam kada um dos lugares da kasa, nos filmavam, tiravam fotos... o kapitao me diz que minha detençao esta dentro do kaso de investigaçao desenvolvida pelo fiscal Peña, que hoje é como uma celebridade, o famoso kaso bombas, investigaçao que tem já mais de kuatro anos, kom kuatro fiskais responsáveis, kom detençoes ke nao chegaram a lugar nenhum e ke konta somente kom a deklaraçao de um eskizofrêniko, trafikante e violentista de mulheres chamado Gustavo Fuentes Aliaga, konhecido como o “grillo”.

As acusaçoes ke me atribuem na detençao sao: “transporte de artefatos explosivos e associaçao ilícita terrorista”. Perto das 9:30 ou 10:00 AM me transferem à 33º delegacía onde "gentilmente" me recebe um major de policiais (sem nenhuma identifikaçao) pergunta meu nome aos berros e me ameaça dizendo "voê vai ver ke isto nao é um jogo”…a situaçao komeçava a me cansar quando vejo "meus amigxs" também alí, a mídia, os policiais kom kara de alegria... essa situaçao já era demais... tentam me submeter a um exame em minhas maos ke buskava traços de explosivos, ao ke me nego porke nao havía nenhum advogado presente... o show continuava, mais jornalistas, mais policiais, mais gente… Nos transferem (nesse lugar já eramos 10) ao kontrole de detençao, alí aparece como kerelante a fiskalia e o ministério do interior, komo juíza dona Alejandra Apablaza, kem nao apenas fez pouko kaso de nossos argumentos, mas ke além disso nos deixou em investigaçao, detidxs até a terça-feira 18. Transferiram-me à seçao de segurança máxima do CPF de Santiago, fikando inkomunikada do resto.

Chegando essa terça-feira, na formalizaçao dos das acusaçoes, aderiu-se komo querelante a Igreja Católica. Logo da apresentaçao do programa policial ke tinha preparado Peña, nos mostram as "provas" ke nos imputavam, a associaçai ilícita terrorista. Conversaçoes telefonikas ke nao dizem nada mais ke uma konversa ke kualker um poderia ter com alguém próximx, videos que estavam na internet (realizados a partir de programas da TV) pentdrives, cartazes... todas koisas públikas ke kualker um pode manipular e manter em seu poder. Falavam que somos uma associaçao ilícita, ke tem uma estrutura "informal, horizontal e demokratika” ¿?, que está liderada pelo Pablo e o Garza ¿? E que todos os demais estamos de forma horizontal , sem chefaturas intermediarias, nem nenhum outro kargo, disseram que nosso objetivo é a eliminaçao do kapital, da burguesia, da igreja e de todo tipo de dominaçao... e tudo isso kom 300 mil pesos chilenos. Mostrou-se de forma sádika e makiavélika a imagem do punk Mauri depois da explosao... e assim um sem fim de koisas sem nenhuma lógika além da ke desejava nos prender, tentando distorcer, de cerkar o espaço de solidariedade kom xs presxs políticxs, dos espaços kontrakulturais (alguns chamados agora pela fiskalia "centros de poder") e de tudo o kontrário ao governo, ao sistema e ao poder. Sempre pensei ke logo que o Piñera assumisse tudo o que cheirasse kontrário ao governo fascista do empresário, ficaria afetado, mas nunca imaginei ke seria kom uma artimanha tao estúpida, tao vulgar. De fato tao toscas, tao ordinárias sao suas provas ke nao fikaria surpresa se esta karta fosse kolokada como prova kontra mim. Sao tantas as koisas em minha cabeça, sao tantas idéias, é tanta raiva e tanto o amor…sekuestro é a palavra ke tenho em mente, sou uma sekuestrada a mais,...estou distante de minha família e de meus amigxs somente por ser kem sou: uma pessoa certa de suas idéias, uma férrea solidaria, uma pensante, uma krítika…efetivamente, komo alguma vez lí por ahí: “a solidariedade é uma arma poderosa” e é lógiko k é temida. Kuando conhecí esta luta me apaixonei por ela, podem julgá-la como loukura, mas é minha bela loukura... luto pela emancipaçao, amo a liberdade kom todo meu ser, kom toda minha força... Por agora apenas me resta enviar-lhes muito newen, agradecer a kada uma das demonstraçoes de carinho e apoio. Pedir ke tenham "olho, pestana e sombrancelha" já ke isto nao acaba aki, certamente. Um abraço forte e apertado e fraterno a kada um de vocês.

SÓ VIVE KEM LUTA, E ESTAMOS MAIS VIVXS KE NUNKA! (também foi algo que ouví por aí)
SOLIDARIEDADE ATIVA E EFETIVA!!!
SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL.!!!

Andrea Urzúa Cid P.P S.E.A.S. C.P.F 21 DE AGOSTO 2010