quarta-feira, 29 de setembro de 2010

INFORMAÇÃO RELEVANTE SOBRE A EXATIDÃO DAS PROVAS RECOLHIDAS PELO MINISTÉRIO PUBLICO!

O QUE SABEM DOS TRAÇOS?


Traços por aqui, traços por ali. Dizem que nas bicicletas, mochilas, mãos, roupas; talvez pra pensar que podem estar presentes em mais de um lugar, em mais de algumas coisas, situações ou pessoas, ou não? Tanto se falou nos ultimos dias de “ traços de TNT”, com promotores completamente ignorantes em temas químicos e juizes que só dão a sentença a partir de ignoracia. Mas todos falam dela. E o que dizer da imprensa? Parece que os jornalistas, seus editores e seus donos são os verdadeiros especialistas em peritos, já que não demoram em condenar e sentenciar as pessoas, nas que se diz encontrar TRAÇOS, mas preste atenção, porque os TRAÇOS DE TNT só existem na mente dos promotores, dos juizes e jornalistas. Tome alguns minutos, leia isso e vejamos ao que chegamos.


O que é um traço?? Quimicamente falando, um traço se define como em uma concentração menor a 10 ppm ( partes por milhão ) o menor a 10mg/L, no qual se pode dizer que equivale, se tenho uma tômbola com um milhão de bolinhas vermelhas e verdes, e busco as verdes, essas sao menos de 10 no universo total do milhão. Tambem é análogo ao dissolver, por exemplo, a medida de uma ponta de uma colherzinha com açúcar em um litro de agua …

Pouco? Muito pouco? … quase nada.



Em bioquimica tambem é usual usar esse termo, e igual a química analítica refere-se a concentrações muito pequenas ou escasas de um composto em particular, mas nesse caso dizemos que são concentrações da ordem de micromolar, isso é 10-6 M, ou seja, o mesmo caso de um em um milhão. Então, de que estamos falando? É necessario exigir a quantidade de traços encontrados, para saber quantas y que partes minimas de um milhão foi encontrada.


E o TNT ( trinitrotolueno ou 2,4,6 – trinitro-1-metilbenceno) ? Em realidade, quando se detecta esse composto, o que na verdade se mede são os ions nitrados (NO3-) y nitrito (NO2-), um ion é um átomo ou molécula carregada, dois compostos altamente expandidos na natureza e que se podem encontrar facilmente, incluso no ar que respiramos diariamente em santiago.


Atualmente não existe métodos analíticos nem instrumentos para detectar o TNT como tal, se não que o que podem fazer é medir os residuos que o TNT poderia gerar: aqueles ions mencionados anteriormente mas alguns gases como CO2 (dióxido de carbono) e N2 (nitrógeno) que para esses efeitos da pericia não é possivel medir.


Podemos encontrar facilmente nitrito e nitrato em compostos de origem orgánico como adubo pra plantas, frutas decompostas e fezes. Então aparece a duvida: se você tivese o jardim bem cuidado e a responssabilidade de adubar toda semana, devese estar de tras das grades e ser acusadx pelos meios de comunicação como terrorista porque poderia ter traços desses compostos nas mãos e nas roupas? Por que então aos/as assalariadxs que trabalham em viveros e na agricultura não xs acusam de ter traços de TNT e xs prende, e se as pessoas que mantém hortas e cultivam a terra no entorno de suas casa? Quantxs dxs presxs do 14 de agosto viviam com cachorrxs e gatxs? E se não houvessem lavado as mãos depois de catar as bostas desses companherinhxs? Mas é mais facil dizer que são terroristas do que pensar que podem ser bons cultivadorxs da terra ou convivente com outrxs animais.

Sem ir mais longe, é preciso saber tambem que nosso organismo e de qualquer animal produz nauralmente ions nitrito e nitrato a nivel celular produto do estress oxidativo, que é, entre outros fatores, a causa do envelhecimento. Então, aos olhos da promotoria, quantas bombas fabricam nossas células simplesmente pelo fato de envelhecer? Estranho, muito estranho, pra dizer o minimo.


E podemos seguir, já que essas não são as únicas fontes de produção de nitratos e nitritos. Tambem podemos encontrar esses ions em lugares tão comuns como uma construção ou um lugar com escombros, como todxs já sebemos, nesses lugares se encontram elementos como cimento, areia e rochas que tambem contem nitrito; e se a isso somamos que usualmente nas construções se utilizam explosivos para demolir cimentos antigos, aumentando as fontes de emissão de nitrito nitrato. Já … e de novo a mesma pergunta: se vou em bicicleta e tenho uma ideia ruim de estacionar-la perto de uma construção ou simplesmente passar ao lado dela? Os nitritos se aderem a bici, a roupa, ao cabelo. Estaria comentendo actos ilícitos? Como poderia pensar o Ministério Publico? Teria participação em alguma organização ilicita de carater terrorista com o fundamento de causar temor na população, apenas por usar uma bicicleta e de passo não contaminar e haver estado perto de uma construção? Absurdo, não? Então como fica para xs trabalhadorxs de uma construção? Podemos supor que milhões deles sim que devem ter a responsabilidade em muitos dos “atentados” que o M.P investiga cientificamente por alta quantidade de nitrito e nitrato que estao em suas roupas.


E ainda tem mais, cada dia se emite milhões de litros desses ions no ar que respiramos, produto dos dispositivos catalíticos dos carros, onibûs e veículos motorizados . De fato, o nitrito é um dos gases que se mede na revisão tecnica e cuja emissão aumenta quando os catalisadores não são mantidos corretamente. Em consequencia, passou-se por trás de um cano de escapamento? Adivinhem!

Esta coberto em nitrito outra vez …

Finalmente, como temos visto que são muitas as fontes de nitritos e nitratos, é pouco racional pensar que alguém esta livre deles, por mais “pura” que seja a pessoa. Então, cabe nos perguntar pelos metodos de detenção e o critério daquelxs que realizam esses ensaios “analíticos” de detenção.

Qualquer analista sério, adoraria por exemplo, saber qual é o limite de detecção do instrumento? Qual é o indice de erro e qual o erro padrão? Quem validou o laboratório que realiza essas medições ? AH, esqueci que eram as respeitaveis instituições de Carabineiros e a PDI ( Investigações ), que deve contar com bons ciêntistas de renomado prestigio ((( como ??? é … ah … sim, pois, de renomado prestigio ))). Quais são os controles que tem se utilizado para comparar e analisar os dados registrados? Existe um relatório ? Participam mais laboratórios? Qual é o nº( quantidade de vezes que se repete uma medição, posto que não se aceita cientificamente si é menor de 3) da medição? Qual é a precisão e a exatitude dos metodos utilisados para detectar esses compostos?


Só queda imaginar que o M. Publico é muito sério e que não se arriscaria a inventar resultados, e muito menos confundiria a população criando medo e temor nela, não pois, isso é coisa de terroristas.


PARA REFLETIR UM POUCO...


Saudações para todxs


Agora que já sabem, o desgosto é de gratis.