quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Comunicado Público Rodolfo Retamales



No dia 14 de Agosto, as 6:40 am minha casa foi invadida e vasculhada pelos agentes da Diplocar junto ao Gope, buscando evidência e acusando-me de ser o diretor de uma associaçao ilícita terrorista de uma ordem que foi dada pelo fiscal responsável da investigaçao do caso bomba.
No passar das horas e ao ser espancado pelos agentes da Diplocar pelo cabo Segis Sostomo da RP 3239 da 30 delegacía de polícia tive notícia de que a casa de meus pais também fora invadida e vasculhada, assim como três centros sociais, 12 casas particulares em diversas comunas de Santiago e Valparaíso. Deixando o total de 14 pessoas detidas, todxs acusadxs de ser parte de uma célula anarquista com dois líderes, dois financistas e dez operativos, tudo isto na sinistra imaginaçao do fiscal Peña. No momento de ser formalizado em tribunais cada um de nós foi levadx, os homens a prisao de máxima segurança e às mulheres ao Centro de Orientaçao Feminina, ficando todxs incomunicadxs. Na terça feira 18 acodimos ao centro de justiça, fomos ouvir cada uma das provas que nos atribuíam, escutas telefônicas, fotos , vídeos, roupas periciadas e a surpresa, a um personagem conhecido como o Grillo, que se encontrava colaborando e dando com a fiscalía como testemunha e indicando com suas confessoes a algumas pessoas que se encontravam detidas como realizadores de açoes de sabotagem. para os que nao sabem, este personagem foi detido no 31 de dezembro de 2008, quem tinha tentado assassinar a sua companheira, Candelaria, hoje acusada de associaçao ilícita terrorista. Ao ser detido Fuentes declarou diante do fiscal Armendariz , que ele, junto a Candela, e outras pessoas tinham fabricado e colocado algumas bombas e conhecía aos que realizavam açoes de sabotagem, numa clara tentativa de limpar sua imagem e instalar-se como como ator relevante na luta social.

As horas da audiência passaram, 15 em total, nas quais conhecemos uma extensa quantidade de falsos argumentos condenatórios que por si mesmo entram em contradiçao, inclusive risadas de alguns policiais houve nesse show espetacular. Apesar da contundente consistência de todos os argmentos realizados por cada um dos advogados defensores que em todo momento deslegitimaram os fatos probatóriosmostrando a inconsistência destes, que sem a pressao do governo através do ministério do interior, se fez presente deixando em prisao a 8 dxs 14 .

O poder joga todas suas cartas e seu sinistro fiscal estrela nao poderia ficar mal colocado diante da opiniao pública. Aqui chego novamente a percorrer obscuros corredores repletos de jovens faveladxs que enchem as muralhas das prisoes chilenas, porque para elxs foram construídas, para albergar e esconder a injustiça social, a pobreza e a desigualdade deste sistema en que os ricos cada vez ganham mais e os pobres se contentam das migalhas que o empresario joga.

Desde hoje escuto a radio de que faço parte, agradeço e valorizo o apoio que me deram desde o primeiro dia de minha detençao. Sei que hoje em dia devem estar no olho do furacao, desde aqui todo meu apoio e minha força, um beijo a cada umx de vocês... a todos os programas que nos ouvem, a gloriosa periferia La Victoria e a seus arredores um abraço, um beijo para meu filho e a todxs xs que estiveram solidarizando carinhosamente.

- Rodolfo Retamales, programa desde el ovalo reportero in situ.