segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rejeitam saida às ruas xs compas do 14/08 e aceitam a volta a prisao preventiva para dois delxs


A Corte de Apelaçoes de San Miguel ratificou nesta quinta a prisao preventiva para xs imputadxs na investigaçao do "caso bombas" por considerá-lxs um perigo para a segurança da sociedade.

A Quarta Sala do tribunal rejeitou a apelaçao apresentada pela defesa dxs acusadxs que permanecem recluídxs desde o 18 de agosto passado logo que foram formalizadxs na investigaçao por associaçao ilícita terrorista e colocaçao de artefatos explosivos e/ou incendiários. Tal apelaçao consistia em rejeitar a prisao preventiva em troca de medidas cautelares como, assinatura semanal, arraigo nacional, etc...

Da mesma forma, a corte revogou a saída às ruas de Carlos Riveros e Camilo Pérez, os que tinham obtido a saída na formalizaçao dos cargos de 15 horas da terça 17. A prisao preventiva para estes companheirxs foi solicitada pelo fiscal encarregado do "caso bombas" e a querelante é a Igreja Paroquia Imaculada Concepción de Vitacura.

Agora apenas restam na rua e com medidas cautelares Candelaria Cortés, Diego Morales, Iván Goldenberg e Cristián Cancino. As restriçoes consistem em: arraigo nacional, proibiçao de se comunicar entre sí, assinatura semanal e proibiçao de visitar a qualquer dxs companheirxs em prisao preventiva.

Agora xs companheirxs em prisao preventiva sao 10:

Pablo Morales.
Rodolfo Retamales.
Omar Hermosilla.
Vinicio Aguilera.
Francisco Solar.
Felipe Guerra.
Camilo Pérez.
Carlos Riveros.
Mónica Caballero.
Andrea Urzúa.

Todxs xs companheirxs encontram-se seqüestrados na Seçao de Máxima Segurança do Cárcere de Alta Segurança de Santiago.

As companheiras se encontram seqüestradas na Seçao Especial do Centro Penitenciario Feminino (ex-COF).